Gestores municipais de Educação e equipes técnicas estão participando nesta quarta-feira 5 de junho, de uma Capacitação sobre Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE. Ao menos 95 pessoas de todos os municípios da Serra Catarinense integram o grupo de participantes do evento, na Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac.
Criado com a finalidade de dar assistência financeira às escolas públicas da educação básica das redes estaduais, municipais e às escolas privadas de educação especial mantidas por entidades sem fins lucrativos, o PDDE é executado através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.
Para falar sobre as formas de atuação do governo vieram a Lages, o coordenador de Monitoramento e Apoio à Gestão de Programas, da Diretoria de Ações Educacionais do FNDE, Daêr José Vieira da Motta e Abdeildes Santos. “Esse trabalho de capacitação das equipes para que as escolas estejam habilitadas a receber os recursos financeiros é realizado em âmbito nacional. E os problemas são comuns, relacionados ao preenchimento de documentos”, explicou Daêr da Motta
Na quinta-feira (06), Abdeildes Santos visitará escolas municipais de São José do Cerrito para verificar in loco, a parte documental das unidades escolares para acessar os recursos financeiros. “Nessa visita colhemos informações que levamos para Brasília com objetivo de melhorar o programa”, observa.
O secretário executivo da Amures, Walter Manfroi, cumprimentou os técnicos do FNDE, em nome do presidente da Amures, prefeito de Anita Garibaldi, João Cidinei da Silva, e recomendou ao público para tirar todas as dúvidas possíveis com os técnicos do FNDE, para que os recursos financeiros cheguem de fato a quem mais precisa, que são as crianças das escolas.
A programação do evento contempla além dos objetivos do programa, os critérios de atendimentos e repasses, procedimentos para recebimentos, prestação de contas, planejamento participativo, novas regras do programa e orientações para busca de assistência técnica.
O Coordenador do Programa Municipal de Educação do Cisama, Carlos Eduardo Moreira, orientou os participantes para não sair o local com dúvidas. “Esse programa é extremamente importante porque é quem garante o provimento das necessidades prioritárias dos estabelecimentos educacionais”, frisou.
As melhorias de infraestrutura física e pedagógica e o incentivo da autogestão escolar e do exercício da cidadania, com a participação da comunidade no controle social, também são destinações de recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola. E isso tudo estará na pauta da capacitação organizada do Programa Municipal de Educação do Cisama.